3D – Nova técnica de imagem revela a verdadeira forma dos cromossomos

chromosome-structure

Esta imagem mostra um modelo da estrutura de um cromossomo de uma célula do sangue. Image credit: University of Cambridge.

A forma em X que comumente representa os cromossomos é apenas uma face da sua real complexidade – é o que mostrou um novo método de visualização

Um projeto de pesquisa que envolveu o Instituto Babraham, a Universidade de Cambridge e o Instituto Weizmann produziu o mais bonito e acurado modelo de cromossomos até agora.

“A imagem do cromossomo, uma mancha de DNA em forma de X, é familiar para muitos mas este retrato microscópico de um cromossomo realmente mostra uma estrutura que ocorre apenas transitoriamente nas células, no momento em que estão para se dividir”, explicou o Dr. Peter Fraser, do Babraham Institute.

A equipe de cientistas desenvolveu um novo, complexo método de visualização da sua forma, que envolve a criação de milhares de medições moleculares dos cromossomos em células isoladas, usando a mais moderna tecnologia de sequenciamento de DNA. Combinando estas medições moleculares e supercomputadores, eles criaram uma imagem tridimensional dos cromossomos pela primeira vez.

“Estes imagens únicas não só mostram a estrutura do cromossomo, mas também o caminho do DNA dentro dele, permitindo-nos mapear genes específicos e outras características importantes. Usando estes modelos tridimensionais, nós começamos a desvendar princípios básicos da estrutura do cromossomo e seu papel no funcionamento do genoma”.

Esta pesquisa coloca o DNA num contexto visual apropriado dentro da célula, mostrando que a beleza e a complexidade andam de mãos dadas no genoma dos mamíferos; também destaca a efetividade do seu funcionamento e, por último, como ele é responsável pela saúde, envelhecimento e aberrações cromossômicas.

“Até agora, nosso entendimento da estrutura do cromossomo tem sido limitado às imagens bastante difusas, ao lado de diagramas da familiar forma de X antes da divisão celular. Estas fotos da imagem verdadeira nos ajudará a entender melhor sobre como os cromossomos são na maioria das células em nosso corpo. As intricadas dobras ajudam a revelar como os cromossomos interagem e como as funções do genoma são controladas”, disse o Dr. Fraser.

Fontes:

http://www.zmescience.com/medicine/genetic/chromosome-form-dna-26092013/

http://www.sci-news.com/genetics/science-3d-structure-chromosomes-01425.html?utm_medium=referral&utm_source=t.co

 

www.chromosome.med.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s