Pesquisa internacional: uma melhor partilha da informação genética na saúde humana

MONTREAL, Sept. 12, 2013 /CNW Telbec/ – Desde o primeiro mapeamento do genoma humano, o custo do sequenciamento de um indivíduo tem caído rapidamente. Isto tem como resultado  um grande aumento na quantidade de informação sobre o genoma humano disponível para a comunidade de pesquisa científica internacional com vistas ao avanço da pesquisa biomédica.

No entanto, há uma falta de mecanismos internacionais para apoio aos pesquisadores, assegurando os aspectos éticos e legais para a interoperacionalidade dos dados.  genoma humanoAlém disso, a multiplicidade e diversidade de leis, padrões e políticas de compartilhamento e acesso aos dados médicos e genéticos representam os principais obstáculos à colaboração internacional.

Para preencher esta lacuna, um novo recurso para promover a interoperabilidade das normas internacionais e facilitar o compartilhamento de dados clínicos e de investigação foi recentemente lançado: IPAC (Política Internacional de Interoperabilidade e Acesso a Dados).

Sediado em Montréal, na McGill University e Génome Québec Innovation Centre, o IPAC oferecerá um serviço único para projetos colaborativos de pesquisa nacionais e internacionais. O serviço irá fornecer instrumentos normativos e estruturas que respeitem as leis e regulamentos de cada país, facilitando o acesso a dados de pesquisa em saúde humana.

“Como um provedor de políticas de interoperabilidade e agente de acesso a dados, o IPAC vai harmonizar os projetos de pesquisa, buscando assegurar privacidade e ética nos acessos, bem como reduzir desnecessários atrasos e procedimentos burocráticos”, disse o Professor Bartha Maria Knoppers, co-fundador da P³G, Cátedra de Pesquisa em Direito e Medicina e diretor do Centre of Genomics and Policy.

O IPAC é um grande exemplo de como ações acordadas e prospectivas podem ajudar a enfrentar os atuais e futuros desafios da pesquisa genômica relacionada à saúde humana, e também melhorar a capacidade de ação e influência dessa pesquisa no cenário internacional.

Para ler o press release inteiro: http://documents.genomequebec.com/IPAC-launch-FINAL.pdf

Fonte: Génome Québec

www.chromosome.med.br

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s