Homens podem ter induzido a menopausa nas mulheres

Durante o curso da evolução humana, a preferência do sexo masculino por fêmeas jovens poderia ter resultado em menopausa para as mulheres. De acordo com cientistas canadenses, a competição entre os homens por companheiras mais jovens resultou numa significativa menor chance de reprodução das mulheres.menopausa-medeiros-veja-com

Esta é possivelmente a razão pela qual prevaleceram mutações genéticas que causam a redução da fertilidade. Assim, a menopausa pode ter surgido no decurso do tempo. A equipe, liderada por Rama Singh, da Universidade McMaster, em Hamilton, apresentou seus resultados na “PLOS Biology Computacional”.

O fato de que as mulheres vivem além de sua fase reprodutiva é uma característica existente praticamente só em seres humanos. Apenas baleias e chimpanzés em cativeiro tem a mesma característica, segundo os autores.

Para a formulação de sua teoria, Rama Singh e seus colegas conduziram várias simulações no computador com uma população modelo de um número igual de homens e mulheres. No modelo, levaram em conta várias alterações genéticas de forma independente: mutações, independentemente do sexo, responsáveis ​​por uma maior taxa de mortalidade, bem como as mutações que provocam redução da fertilidade. Além disso, o modelo também levou em consideração como a escolha da companheira teve impacto sobre a fertilidade.

O modelo mostrou que quando os homens preferiram parceiras mais jovens, as mutações específicas associadas à redução da fertilidade feminina se acumularam na população. Como resultado, a fertilidade nas mulheres reduziu-se antes do término da sua vida – e a menopausa surgiu.

Singh, o pesquisador evolucionário, enfatizou que o desenvolvimento poderia ter tido efeito contrário: se as mulheres tivessem tido preferência pelos mais jovens, os homens teriam perdido sua fertilidade na idade mais avançada.

Fonte: Mate choice and the origin of menopause  PLOS Computational Biology

www.chromosome.med.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s