Novo equipamento pode extrair DNA humano em minutos

By Michelle Ma / News and Information

Pegue uma amostra de saliva de sua boca e em questão de minutos seu DNA poderá ser estar pronto para análise e sequenciamento do genoma, com a ajuda deste novo equipamento.

Engenheiros da Universidade de Washington e da empresa NanoFacture, em Bellevue, Washington, EUA, criaram um equipamento que pode extrar DNA de amostras de fluidos corporais de forma muito mais simples, mais eficiente e não prejudicial ao meio ambiente, comparativamente aos métodos tradicionais. Extrator portátil de DNA - 2 minutos

O dispositivo será um meio muito mais fácil de separar o DNA de fluidos humanos, facilitando o sequenciamento do genoma, o que será bastante útil para o diagnóstico de doenças e investigações forenses. “É bastante complexa a extração do DNA”, disse Jae-Hyun Chung, professor associado de engenharia mecânica da Universidade de Washington, que liderou a pesquisa. “Quando você pensa no procedimento atual, é o equivalente a coletar cabelo humano usando uma grua de construção civil.”

Separar DNA dos fluidos corporais é um embaraçoso processo que se torna um entrave de tempo, na medida em que os cientistas, que estão fazendo grandes avanços no sequenciamento do genoma, particularmente para prevenção e mesmo tratamento de doenças, precisam demais agilidade para separar o DNA.

Os métodos convencionais usam um centrífuga para separar as moléculas de DNA, ou as extraem do fluido com um micro filtro, mas esses processos levam de 20 a 30 minutos e podem requerer uso excessivo de produtos químicos tóxicos.

Engenheiros da UW desenvolveram sondas microscópicas que mergulham profundamente na amostra de fluido – saliva, muco ou sangue – e aplicam um campo elétrico no líquido. Isto atrai as partículas que se concentram na superfície da pequena sonda. As partículas maiores atingem a ponta da sonda e se desviam, mas as moléculas do tamanho do DNA se agregam à sonda e ficam presas na sua superfície. Usando esta tecnologia o processo de separação e purificação do DNA leva de dois a três minutos.

“Este simples processo remove todos os passos dos métodos convencionais”, afirmou Chung.extrator portátil de DNA 2

O dispositivo portátil pode extrair quatro amostras de fluido humano separadamente de uma só vez, mas o equipamento pode ser escalado para preparar 96 amostras, que é o número padrão de preparações em larga escala.

O pequeno equipamento, em forma de caixa de sapato, agora está pronto para ser fabricado, e então será distribuído para hospitais, clínicas e laboratórios. A empresa NanoFacture assinou um contrato com a indústria coreana KNR Systems no mês passado, em Olympia, Washington, para fabricar o equipamento. A Universidade de Washington, liderada por Chung, chefiou a pesquisa, o desenvolvimento e ainda gerencia a propriedade intelectual da nova tecnologia.  O mercado de preparação do DNA gira em torno de 3 bilhões de dólares por ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s